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terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Políticas de privacidade e cookie de publicidade do Google (DoubleClick)

Usamos empresas de publicidade de terceiros para veicular anúncios durante a sua visita ao nosso website. Essas empresas podem usar informações (que não incluem o seu nome, endereço, endereço de e-mail ou número de telefone) sobre suas visitas a este e a outros websites a fim de exibir anúncios relacionados a produtos e serviços de seu interesse. Para obter mais informações sobre essa prática e saber como impedir que as empresas utilizem esses dados, leia mais abaixo. Link do site da DoubleClick. O que são cookies? Um "cookie" é um pequeno ficheiro de texto que contém uma cadeia de caracteres alfanuméricos. Existem dois tipos de cookies: um cookie persistente e um cookie de sessão. Um cookie persistente é introduzido pelo Web browser na pasta de cookies no disco rígido do computador. Um cookie persistente permanece nessa pasta de cookies, a qual é mantida e gerida pelo Web browser, após fechar o programa do browser. Um cookie de sessão é temporário e desaparece após fechar o browser. Os produtos da listagem de pesquisa paga e de apresentação de anúncios do DoubleClick ("Pesquisa DART") utilizam o mesmo cookie: o cookie DART. O cookie DART é um cookie persistente e é constituído pelo nome do domínio que define o cookie ("ad.doubleclick.net"), o limite de duração do cookie e um "valor". A tecnologia DART do DoubleClick gera uma série exclusiva de caracteres para a parte "valor" do cookie. O que está o cookie do DoubleClick a fazer no meu computador? Se tiver um cookie do DoubleClick na sua pasta de Cookies, será muito provavelmente um cookie DART. O cookie DART do DoubleClick ajuda os serviços de posicionamento a compreender o desempenho das respectivas campanhas publicitárias na Internet ou listagens de pesquisa paga. Muitos serviços de posicionamento e Web sites da Internet utilizam a tecnologia DART do DoubleClick para fornecer e apresentar os respectivos anúncios ou gerir as listagens de pesquisa paga. Os produtos DART do DoubleClick definem ou reconhecem um cookie persistente e exclusivo quando é apresentado um anúncio ou quando é seleccionada uma listagem paga. As informações que o cookie DART ajuda a dar aos serviços de posicionamento incluem o número de utilizadores únicos a que os anúncios foram exibidos, quantos utilizadores clicaram nos anúncios da Internet ou nas listagens pagas e em que anúncios ou listagens pagas esses utilizadores clicaram. Por que motivo o vosso cookie continua a aparecer depois de eu o eliminar? Quando visita qualquer Web site ou motor de pesquisa no qual seja utilizada a tecnologia DART do DoubleClick, os nossos servidores verificam se já tem um cookie DART. Se os servidores não receberem um cookie DART, tentarão definir um cookie como resposta ao "pedido" do browser para visualizar essa página Web. Se não pretender um cookie DART com um valor exclusivo, poderá obter um cookie de "exclusão" DART do DoubleClick. Em alternativa, poderá ajustar as definições do seu browser da Internet ao nível da gestão de cookies. Esse procedimento é explicado na questão seguinte. Como posso ajustar as minhas definições de cookies para aceitar ou recusar cookies? Para eliminar cookies que possa ter aceite e para recusar ou limitar cookies de futuro, siga um destes procedimentos: IMPORTANTE: SE ELIMINAR O COOKIE DE EXCLUSÃO, NECESSITARÁ DE DESACTIVAR NOVAMENTE ESSA OPÇÃO. SE O BROWSER BLOQUEAR TODOS OS COOKIES OU COOKIES DE TERCEIROS, BLOQUEARÁ A DEFINIÇÃO DE COOKIES DE EXCLUSÃO. Se estiver a utilizar o Internet Explorer 6.0, aceda ao menu Ferramentas, Opções da Internet e, em seguida, ao separador Privacidade. Esta versão do Internet Explorer é a primeira a utilizar P3P para distinguir os diferentes tipos de cookies. O protocolo P3P utiliza declarações de privacidade padronizadas efectuadas pelo emissor de cookies para gerir a sua aceitação de cookies. No separador "Privacidade", clique no botão "Avançadas". Seleccione "Ignorar a manipulação automática de cookies" e defina se pretende aceitar, bloquear ou ser informado de "Cookies Originais" e "Cookies de Terceiros". Se pretender bloquear todos os cookies provenientes do domínio doubleclick.net do DoubleClick, aceda à secção "Sites" no separador "Privacidade" e clique no botão "Editar". No campo "Endereço do Web site", introduza "doubleclick.net," seleccione "Bloquear", clique em OK (o menu desaparecerá); clique novamente em OK para voltar ao browser. Se estiver a utilizar o Netscape 6.0+, aceda a "Editar" na barra de menus, clique em "Preferências," clique em "Avançadas" e seleccione o campo "Cookies". Marque a caixa que diz "Avisar antes de aceitar um cookie" ou "Desactivar cookies". Clique em "OK". Agora, vá ao botão "Iniciar", clique em "Procurar", clique em "Ficheiros e Pastas", escreva "cookies.txt" na caixa de pesquisa apresentada e clique em "Procurar". Quando os resultados de pesquisa forem apresentados, arraste todos os ficheiros listados para a "Reciclagem". Em seguida, encerre e reinicie o Netscape. Dependendo da opção anteriormente tomada, será informado de novos conjuntos de cookies ou não serão definidos nem recebidos quaisquer cookies. Se estiver a utilizar o Mozilla ou o Safari, aceda aos respectivos Web sites para saber como desactivar cookies nesses programas. O que são Web beacons? Os Web beacons são pequenas cadeias de código HTML colocadas numa página Web. São por vezes denominados "GIFs transparentes" (Graphics Interchange Format) ou "tags de pixel". Os Web beacons são utilizados em conjunto com os cookies, na maior parte das vezes. O DoubleClick utiliza Web beacons em conjunto com os respectivos produtos e serviços, incluindo a apresentação de anúncios e listagens de pesquisa paga ("Pesquisa DART"). Uma vez que um Web beacon apenas tem 1 pixel de altura por 1 pixel de largura, é invisível no ecrã do computador. Se os Web beacons fossem maiores (por exemplo, 100 pixels de altura por 100 pixels de largura), a página Web demoraria muito mais tempo a carregar, desorganizando a página solicitada. Em 2002, em colaboração com um vasto leque de empresas, incluindo outras empresas de tecnologia, fornecedores de selos e Web sites, o DoubleClick ajudou a redigir as directrizes de "Práticas Recomendadas" relativas à revelação da utilização de Web beacons. Clique aqui para ver essas directrizes (apenas disponíveis em inglês) e uma lista das empresas que participaram na sua concepção. O que são "informações de identificação pessoal"? As "informações de identificação pessoal" são quaisquer informações que possam identificar ou localizar de forma precisa uma determinada pessoa, incluindo entre outros o nome, endereço, número de telefone, endereço de e-mail, número da segurança social, número da conta bancária ou número do cartão de crédito. O que são "informações sem qualquer carácter de identificação pessoal"? As "informações sem qualquer carácter de identificação pessoal" são informações incapazes de identificar uma determinada pessoa. Este tipo de informações inclui o Fornecedor de serviços Internet de um utilizador, o sistema operativo e tipo de browser de um computador, bem como um ID exclusivo de cookie DART do DoubleClick. Os produtos de pesquisa e de apresentação de anúncios do DoubleClick utilizam informações sem qualquer carácter de identificação pessoal. Alguns dos nossos clientes poderão associar informações de identificação pessoal fornecidas por um utilizador (por exemplo, um número de cliente, se o utilizador se tiver registado ou efectuado compras nos respectivos Web sites) às respectivas campanhas publicitárias. Embora esse número de cliente possa ser transmitido do cliente para os servidores de anúncios do DoubleClick durante o processo de fornecimento de anúncios, o DoubleClick não é capaz de reconhecer essas informações como informações de identificação pessoal, não sendo capaz de as associar a qualquer pessoa. O que são "informações confidenciais"? Para o DoubleClick, as "informações confidenciais" incluem categoricamente, entre outros, dados relacionados com a saúde ou problema médico de um indivíduo, comportamento ou orientação sexual, finanças pessoais detalhadas, informações que pareçam estar relacionadas com crianças com menos de 13 anos de idade no momento da recolha dos dados ou informações que descrevam a localização geográfica precisa em tempo real de um indivíduo derivada de serviços baseados em localizações, como, por exemplo, através de dispositivos com GPS, bem como informações de identificação pessoal protegidas pelo direito federal ou estatal (por exemplo, informações de subscritor de televisão por cabo ou registos de aluguer de vídeos). O DoubleClick não utiliza quaisquer "informações confidenciais" para segmentar anúncios da Internet. O que é a apresentação de anúncios? Para suportarem o respectivo conteúdo sem cobrar nada aos visitantes, os Web sites vendem espaço para publicidade nas suas páginas Web. Empresas como a DoubleClick fornecem tecnologia aos Web sites e aos anunciantes para utilizarem no sentido de apresentarem anúncios nos Web sites. Os servidores de anúncios do DoubleClick funcionam de acordo com as instruções e em nome dos nossos clientes. Quando um utilizador visita um Web site, o browser da Internet do computador desse utilizador transmite um "pedido" ao servidor desse Web site, "solicitando" que o servidor envie a página Web de que o utilizador está à procura. A maioria das páginas Web contém componentes extraídos de diferentes origens. Por exemplo, uma página Web num site de notícias poderá receber a respectiva secção meteorológica de um fornecedor, a secção desportiva de uma origem diferente e anúncios de outros servidores. Se o Web site estiver a utilizar a tecnologia do DoubleClick para apresentar anúncios no site, a página Web conterá código que direccionará o browser no sentido de preencher o espaço para anúncios na página Web com conteúdos de um dos servidores de anúncios do DoubleClick. Os clientes do DoubleClick seleccionam o formato, o conteúdo e a localização dos anúncios, bem como os critérios que controlam quais os anúncios a apresentar e o momento em que devem ser apresentados. A tecnologia de apresentação de anúncios do DoubleClick utiliza um cookie para ajudar os clientes a determinar os anúncios a apresentar. Quando os servidores de anúncios do DoubleClick recebem uma "chamada", o servidor verifica se o browser que efectuou a "chamada" enviou um cookie com o pedido de publicidade. Se o servidor não "vir" um cookie exclusivo do DoubleClick ou um cookie de exclusão, após "testar" se o browser aceita cookies, o servidor define um cookie de anúncio exclusivo do DoubleClick. Se o browser já tiver um cookie de anúncio exclusivo do DoubleClick, o servidor "reconhecerá" o cookie e utilizará o ID exclusivo para fins de segmentação e relatórios conforme especificado pelo cliente do DoubleClick. Se o browser tiver um cookie de exclusão do DoubleClick, o servidor apenas utilizará as informações não relacionadas com cookies que sejam automaticamente transmitidas no ambiente da Internet (por exemplo, tipo de browser, fornecedor de serviços Internet e informações sobre o conteúdo geral do site ou página apresentada no browser) para determinar o anúncio a apresentar. Por vezes, os Web beacons são utilizados em conjunto com o cookie DART quando os clientes pretendem funcionalidades mais versáteis de segmentação ou relatórios. De que forma um cliente de apresentação de anúncios utiliza a tecnologia do DoubleClick para segmentar ou seleccionar o anúncio a apresentar? Os nossos clientes armazenam os respectivos anúncios nos servidores de anúncios do DoubleClick. Quando visita uma página Web na qual um cliente esteja a utilizar tecnologia do DoubleClick para fornecer anúncios, o código colocado pelo editor do Web site na página Web diz ao browser do computador para enviar um pedido de um anúncio ao servidor de anúncios do DoubleClick. Quando o servidor de anúncios do DoubleClick receber um pedido, seleccionará um anúncio com base nos critérios escolhidos pelo cliente em conjunto com quaisquer informações registadas relativamente ao id exclusivo de cookie. Por exemplo, o Web site de um cliente poderá atrair um público constituído principalmente por homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 45 anos, interessados em desporto, moda e aparelhos electrónicos. O cliente abordará por conseguinte revendedores de desporto, moda e aparelhos electrónicos para ver se pretendem anunciar no site. Esses revendedores fornecerão anúncios ao cliente, os quais serão armazenados pelo cliente nos servidores de anúncios do DoubleClick. O cliente atribuirá a esses anúncios códigos específicos, como, por exemplo, desporto = 1, moda = 2 e aparelhos electrónicos = 3. Nas páginas em que o editor do Web site pretenda mostrar as três categorias de anúncios, o Web site instalará uma tag de anúncio que contenha os três códigos. Nas páginas do Web site que o cliente ache que atraem apenas homens interessados em desporto, poderá ser instalada uma tag de anúncio que contenha apenas o código de desporto, código 1. O DoubleClick não diz aos clientes que critérios devem seleccionar ou que anúncios devem segmentar relativamente a esses critérios. Os clientes escolhem as categorias que pretendem anexar à publicidade cuja apresentação contrataram, o(s) código(s) que pretendem anexar a essas categorias e o(s) código(s) que pretendem incluir em cada uma das tags de pedidos de anúncios. Nos respectivos contratos com o DoubleClick, os clientes de apresentação de anúncios do DoubleClick comprometem-se a não utilizar informações que o DoubleClick possa reconhecer como confidenciais ou de identificação pessoal para segmentar anúncios. Que informações são recolhidas por um cliente que utilize a tecnologia de apresentação de anúncios do DoubleClick? De cada vez que um dos servidores de anúncios do DoubleClick recebe um pedido de um anúncio ou Web beacon, são registadas informações sobre o pedido recebido e sobre o anúncio ou Web beacon apresentado por exemplo, a data, a hora, o Web site em que o anúncio ou imagem foi fornecido, o ID de cookie ao qual o anúncio foi apresentado, o sistema operativo utilizado pelo browser. O DoubleClick faz alguma coisa com essas informações de apresentação de anúncios? Não. As informações registadas nos servidores do DoubleClick através da utilização da nossa tecnologia por parte dos nossos clientes pertencem aos nossos clientes. Embora essas informações possam estar registadas num servidor do DoubleClick, a relação do DoubleClick com o cliente é idêntica à de um agente ou processador. Por conseguinte, o DoubleClick não detém essas informações e não pode, como tal, utilizar essas informações para efeitos comerciais nem de qualquer outro modo não autorizado pelo cliente em questão. No entanto, os clientes do DoubleClick concedem-nos permissão para utilizar informações estatísticas ou agregadas derivadas do respectivo uso da tecnologia por exemplo, estatísticas sobre o número de anúncios apresentados através da tecnologia por mês ou análises da melhor altura do dia para segmentar determinados tipos de anúncios, por exemplo. O DoubleClick vende as informações de apresentação de anúncios a outras empresas? Não. Os dados registados pelos servidores do DoubleClick durante a apresentação de anúncios pertencem aos clientes do DoubleClick; o DoubleClick não pode e não vende essas informações a outras empresas. No entanto, o DoubleClick pode utilizar as respectivas análises agregadas acerca da eficácia de campanhas publicitárias para ajudar os clientes a desenvolverem campanhas mais eficientes e mais bem sucedidas. O que são pop-ups e por que motivo vejo publicidade de pop-up? Um pop-up é basicamente a abertura de uma nova janela no browser. O DoubleClick fornece aos seus clientes de apresentação de anúncios um meio de escolher e gerar relatórios sobre anúncios. As decisões sobre o formato dos anúncios cabem aos proprietários do Web site ou aos anunciantes que contratam. Cabe aos anunciantes definirem se pretendem ou não o fornecimento de anúncios de faixa ou pop-ups, utilizando para tal a nossa tecnologia. Os proprietários do Web site e os anunciantes escolhem o tamanho e frequência dos anúncios de pop-up. O DoubleClick não tem qualquer controlo sobre o formato de anúncio escolhido pelos editores do Web site ou pelos respectivos anunciantes. Geralmente, existem alguns motivos diferentes para receber publicidade de pop-up: O site que está actualmente a visitar vendeu uma oportunidade de publicidade a um serviço de posicionamento e esse serviço de posicionamento optou por criar um anúncio que abre uma nova janela do browser. Isto é uma forma de publicidade "tradicional" na Internet. Existe algum tipo de software de apresentação de anúncios instalado (voluntária ou involuntariamente, consciente ou inconscientemente) no seu computador. Este tipo de software é muitas vezes fornecido em conjunto com freeware como, por exemplo, aplicações de partilha de músicas P2P (ponto a ponto). O software em questão poderá controlar os sites visitados e analisar os respectivos conteúdos à procura de accionadores que correspondam a critérios identificados pelos anunciantes que tenham comprado espaço ao fabricante de software. O programa de software apresentará em seguida anúncios no seu monitor. O que é spyware? Este termo tem sido aplicado a um leque muito amplo de tecnologias e actividades - da simples definição de um cookie à instalação clandestina de software de registo de chaves em computadores de consumidores. Existem muitos programas anti-spyware no mercado, sendo que cada um deles tem a sua própria definição de "spyware". Por exemplo, alguns programas identificam os cookies como sendo "spyware", enquanto que outros não partilham dessa definição. Alguns programas de software que monitorizam os Web sites que os consumidores visitam de modo a fornecer anúncios baseados em contexto têm sido classificados como "adware". Muitos destes programas de adware são responsáveis pelos anúncios de pop-up apresentados. O DoubleClick não considera os seus produtos como sendo "spyware" ou "adware." Somos da opinião de que os consumidores devem ter acesso a uma escolha e a um aviso significativos no que diz respeita à informação recolhida e utilizada sobre esses mesmos utilizadores.

3 comentários:

Anônimo disse...

Dear Author www.techwarebrasil.com.br !
I am final, I am sorry, but, in my opinion, it is obvious.

Anônimo disse...

I want to quote your post in my blog. It can?
And you et an account on Twitter?

Anônimo disse...

necessario verificar:)