Site Meter visitas desde 12/2008
  visitante(s) lendo...

Techware Brasil
» Tecnologia da Informação - Consultoria - Dicas - Artigos - Tutoriais - Atualidades - Novidades - Últimas - Tecnologia - Política - Variedades - Poemas - Humor - Vídeos - Arte - Curiosidades - Computadores - Manutenção - Impressoras - Windows - Linux - Debian - Servidores - Roteadores - CFTV Digital - ADSL - Wireless - Provedores - Mikrotik «

Você está na http://www.techwarebrasil.com.br/

Importânte: Leia sobre as Políticas de Comentário, e sobre as Políticas de Privacidade e Cookie de Publicidade.
Sugira, questione, critique, opine, participe...

quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Um Breve Histórico

Nasci em Fortaleza, estado do Ceará, no dia 23 de Julho de 1969. Interessei-me pela informática aos 14 anos de idade, desmontando vídeo games, e aqueles antigos "computadores" que ligava-mos a TV (TK90, CP400 e MSX. Lembram?). Desde essa época que venho adquirindo conhecimento "quebrando" equipamentos de amigos, parentes e clientes corajosos.
Houve uma época que um profissional de informática podia fazer de tudo: programar (em clipper, cobol, pascal, html), criar sites, consertar computadores e impressoras, projetar uma rede de cabo coaxial de 50ohms, digitar, administrar redes (novel) e banco de dados (dbase, fox...), suporte técnico, dentre outros. Lembro que digitar um simples trabalho da faculdade era coisa para especialista do Wordstar e Quattro Pro. Agora vejamos, hoje é humanamente impossível dominar todas as áreas deste complexo e emaranhado mundo tecnológico, tendo em vista do surgimento quase que exponencial de novas tecnologias sendo imprescindível um profissional gabaritado e especializado somente num determinado assunto.
Atravessei pela linha do tempo em diversas áreas: do velho "mainframe" com aqueles rolos de fitas e cartões perfurados (Pergunta aos saudosistas da minha idade: lembram do vestibular? Que tínhamos que perfurar as respostas da prova naqueles cartões), passando pelos micro-computadores com o velho e guerreiro DOS, do pseudo SO Windows (1.0, 3.0, e 3.1), até a chegada do Windows NT e 95, esses sim, os primeiro SO de fato do tio Bill, uma verdadeira revolução para época. O Windows 95 cheio de "bugs" é verdade, mas ninguém vivia sem ele, foi um sofrimento obrigatório que teve uma "grande melhora" com a chegada do Windows 98SE. O Melhor dos Windows: Windows XP. O Windows para se perder a paciencia: Windows Vista, melhor não ter existido!. Agora está chegando o próximo e tão esperado (decepção ou glória) Windows 7, e aí vai... Como o próprio tio Bill já disse: "Temos que tornar-lo obsoleto antes que alguém o faça!". Hoje está um mundo mega diversificado. A tecnologia avançou tão rapidamente que ninguém conseguiu acompanhar (Eu disse NINGUÉM, e com toda propriedade!). Imagine, só para citar alguns exemplos: Quantas áreas surgiram somente com o surgimento da Internet? Quantas distribuições (e sub-distribuições) do GNU/Linux existem hoje? Quantas versões do Windows desktop e/ou servidor já instalamos? Linguagens de Programação? Os inúmeros bancos de dados que surgirão e suas tecnologias empregadas?
O avanço de hardware não ficou atrás: XT, 286, 386, fax-modem, winchesters, disco flexível de 5"1/4, monitor CGA?! Éca...! Quem diria que aqueles 386´s, que só existiam em empresas devido aos seus altos custos, que achávamos um verdadeiro avanço tecnológico se transformaram nesses pequenos Pentium Quad Core 2 Duo com LCD a um preço tão acessível, que muitos tem em casa simplesmente pra entrar no orkut e MSN.
Bom! Se eu for falar da evolução da tecnologia, com certeza, nunca terminarei, e nem me atreveria, afinal, quando terminar de catalogar a primeira década, a tecnologia atual já terá avançado tanto que se criará um círculo vicioso e sem fim. Isso falando apenas da computação. Não esqueçam dos celulares, dos automóveis, das televisões, da aviação, etc.
Essa é minha passagem histórica dentro do tempo e espaço do mundo "profissional" da informática e da tecnologia. No resto (a vida pessoal) só com a convivência.
Um abraço a todos.
Roberto Ramos

2 comentários:

Nicholas Gimenes disse...

Oi Roberto! Obrigado pelo comentário sobre a iniciativa referente à pessoas desaparecidas.. palavras assim me colocam mais entusiasmo par pensar em melhorias e buscar coisas novas.

grande abraço, e muito obrigado!

Nicholas

TECHWARE BRASIL disse...

Obrigado pela visita Nícholas.

É importânte saber que existe pessoas preocupadas em ajudar, é mais uma esperança a quem percisa.

Continue assim, seja bemvindo e obrigado pela visita.

Um forte abraço.

Roberto Ramos